SOBRE O ARNÔ
O ARNÔ
Projeto português, nascido em 2020 no seio do VOH.CoLAB, com o intuito de promover a Literacia em Saúde junto da sociedade em geral. Através do Glossário digital VOH.CoLAB, do Questionário e dos Testemunhos, damos voz ao cidadão sobre temas de Saúde, colocando a figura do doente no centro da atenção.
Missão
Ouvir, dar a compreender, informar, capacitar e educar em Saúde são os principais propósitos do ARNÔ. Tal como um médico observa o seu paciente, a nossa missão é auscultar a sociedade, em particular, os doentes, cuidadores e profissionais, sobre conceitos complexos usados em Saúde, e captar as narrativas dos doentes enquanto experiências de vida.
Público
Dirige-se a todos os indivíduos interessados em aceder e compreender melhor a terminologia usada em Saúde, que gostam de observar curiosidades intrínsecas à língua, obter informação com valor educativo e que queiram partilhar as suas experiências enquanto cidadãos participativos, quer sejam doentes, cuidadores ou profissionais de Saúde.
Literacia em Saúde
Relaciona-se com o desenvolvimento das competências dos indivíduos para melhor acederem, usarem, avaliarem e compreenderem o domínio da Saúde, por forma a tomarem decisões fundamentadas.
No VOH.CoLAB
Exploramos metodologias multidisciplinares cruzando as Ciências da Linguagem, em particular a Linguística e a Terminologia, com a Literacia em Saúde, uma disciplina que por si também resulta do cruzamento de outras ciências como a Comunicação, Educação e Psicologia.
Neste quadro, desenvolvemos conteúdos adequados de Literacia em Saúde e Literacia digital para comunicação com doentes, profissionais de saúde, cuidadores, gestores em saúde e outros grupos envolvidos na prestação de cuidados de saúde.
Contacto-nos para: [email protected]
Equipa
Raquel Silva
Linguista terminóloga
Responsável de Literacia em Saúde no VOH.CoLAB
Carolina Ramos
Engenheira biomédica
Gestora de projeto no VOH.CoLAB
Matilde Faial
Estagiária Web Developer
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica na FCT NOVA
Matilde Santos
Estagiária Web Developer
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica na FCT NOVA
“… a literacia em saúde significa mais do que ser capaz de ler panfletos e marcar consultas. Ao melhorar o acesso das pessoas à informação sobre saúde, e a sua capacidade de a utilizar eficazmente, a literacia em saúde é fundamental para o empoderamento”. 1998, Organização Mundial da Saúde
Referências
Espanha, R., Avila, P., & Mendes, R. M. (2016). A literacia em saúde em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Ministério da Saúde. A Carta de Ottawa para Promoção da Saúde. Lisboa: Direção-Geral da Saúde, 1986.
Ministério da Saúde. Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 – Portugal. Lisboa: Direção-Geral da Saúde, 2018.
Ministério da Saúde. Biblioteca de Literacia em Saúde – SNS Sistema Nacional de Saúde.
Pedro, A. R.; Amaral, O.; Escoval, A. – Literacia em saúde, dos dados à ação: tradução validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal, Revista Portuguesa de Saúde Pública, 2016.
Valtin, R et al. (chair) – European Declaration of the Right to Literacy. European Literacy Policy Network (ELINET), 2016.
Esclarecer e educar os cidadãos sobre Saúde
Auscultar o conhecimento e experiência em Saúde
Dar voz ao doente e ao cidadão em geral
Capacitar o doente para a tomada de decisão
Informar sobre temas da atualidade em Saúde